Jovem de Livramento, Rafael Souza, conquista reconhecimento nacional em programa científico do MCTI e NASA
- Bahia Pesquisa

- 22 de out.
- 1 min de leitura
O livramentense Rafael Souza Silva estará participando, nesta quarta-feira (22), em Brasília, da cerimônia de premiação Caça Asteroides MCTI 2025.

Motivo de orgulho para o município, Rafael, com apenas 14 anos, se destaca como cientista cidadão e integra o Programa Caça Asteroides MCTI. O programa é uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e o International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA Partner), além de contar com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Neste projeto, as equipes recebem pacotes de imagens reais do espaço para que possam analisá-las e verificar a existência de objetos em movimento que se encaixem como possíveis asteroides.
Rafael integra a equipe Marcelinho Ensina, idealizada por Marcelo Gomes Viana Lopes, estudante de apenas 9 anos. Juntos, estudam na Escola Mentes Inovadoras, que utiliza a abordagem pedagógica STEAM para atender crianças e jovens superdotados. A equipe identificou 11 asteroides preliminares e será premiada por esse grande feito.
“Ser um cientista cidadão é uma honra, pois é uma oportunidade de auxiliar a NASA na detecção de possíveis ameaças vindas do espaço”, declara Rafael, que aproveita para agradecer o Colégio Estadual João Vilas Boas, os representantes do Colégio, Mateus, o diretor Thiago e todos os patrocinadores que acreditaram e apoiaram esse estudo tão importante.




Comentários