top of page

IVANA BASTOS É A PRIMEIRA MULHER A PRESIDIR A ALBA

  • Foto do escritor: Bahia  Pesquisa
    Bahia Pesquisa
  • 12 de fev.
  • 2 min de leitura


Foto: Reprodução/ Instagram
Foto: Reprodução/ Instagram

A Deputada Estadual Ivana Bastos (PSD), tomou posse nesta última terça-feira, 11, como presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

A Deputada mais votada do Estado assumiu o cargo devido o afastamento do Deputado Adolfo Menezes (PSD) após decisão de caráter liminar do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).


Durante a decisão, Gilmar, relator do caso, usou o argumento do Marco Temporal estabelecido pelo Supremo em 2021. A norma impede que os presidentes assumam o cargo em uma mesma legislatura. O Deputado Adolfo estaria no terceiro mandato. Sendo eleito em 2021, reeleito em 2023 e assumindo agora em 2025.


Ivana se destaca como a primeira mulher a assumir a presidência da Assembleia em 190 anos de existência. Um marco histórico e de extrema importância para todas as mulheres que são representadas pela parlamentar.


"Com muita satisfação, entro para a história como a primeira mulher, em 190 anos, a presidir a Assembleia Legislativa da Bahia, um feito inédito na política estadual. Minha trajetória política reflete anos de luta e dedicação em favor do povo baiano. Este momento representa não apenas uma conquista pessoal, mas um avanço para todas as mulheres que batalham diariamente por mais espaço e voz na política.

Essa conquista não é só minha, mas de todas que enfrentam desafios e quebram barreiras para transformar o Parlamento em um espaço mais plural e representativo.

Quero que a nossa história sirva de inspiração para outras mulheres, para que acreditem que podem chegar onde quiserem. Sei que minha presença neste cargo reforça a importância da participação feminina na política e abre caminhos para que mais mulheres ocupem posições de liderança."


Durante o seu discurso de posse Ivana elogiou as últimas gestões de Adolfo e diz que irá buscar da continuidade ao seu legado. A decisão do Supremo Tribunal Federal deve ocorrer entre os dias 21 a 28 de fevereiro.


"A gestão do presidente Adolfo sempre foi marcada pela excelência, pelo compromisso com o progresso do estado e pelo respeito às instituições democráticas, e buscarei dar continuidade a esse legado.

Aguardaremos também a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que ocorrerá entre 21 e 28 de fevereiro, respeitando o devido processo legal e os princípios democráticos que regem a nossa Constituição.

A Assembleia Legislativa da Bahia continuará desempenhando seu papel essencial na construção de políticas públicas que beneficiem toda a população, com diálogo, transparência e compromisso coletivo com o desenvolvimento do nosso estado. O trabalho desta Casa se dá de forma conjunta, com a dedicação de cada deputado e deputada, fundamentais na formulação e aprovação de iniciativas que impactam positivamente a vida dos baianos e baianas."

Commentaires


bottom of page