Fake News: Bahia Pesquisa não realizou levantamento em Cravolândia
- Bahia Pesquisa
- 24 de fev. de 2024
- 2 min de leitura

É falsa a informação que circula nas redes sociais que o Instituto Bahia Pesquisa tenha realizado pesquisa eleitoral entre os dias 7 e 8 de fevereiro deste ano e que o resultado tenha apontado Celso Coelho na liderança pela prefeitura de Cravolândia.
Ao contrário do que se propaga, o Bahia Pesquisa não realizou levantamento e não possui nenhum vínculo com a imagem que está sendo divulgada onde consta os dados da empresa. A disseminação de fake news no período eleitoral prejudica a democracia, é capaz de confundir e influenciar os eleitores, em especial aquela parcela de indecisos, que ainda não possuem opinião formada.
De acordo a Lei nº 9.504/1997 a divulgação de pesquisas fraudulentas constitui crime, punível com detenção de seis meses a um ano e multas que podem variar de R$ 53 mil a R$ 106 mil.
É imprescindível que os candidatos, partidos e apoiadores não compactuem com a disseminação de informações inverídicas, além de correrem o risco de terem suas candidaturas cassadas, mostram que não são confiáveis para liderarem a administração do município.
Como já havia dito o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, “Aqueles que se utilizarem desses instrumentos [de desinformação] podem ter o registro de suas candidaturas cassado, ou mesmo perder o mandato”, disse ainda que “a Justiça Eleitoral está preparada para combater as milícias digitais”.
As pesquisas eleitorais são uma ferramenta crucial para avaliação de possíveis candidaturas, intenções de voto, satisfação, monitoramento, rejeição e expectativas da população com as principais demandas do município e devem ser realizadas com muita cautela e profissionalismo para se obterem resultados verídicos.
Enfatizamos ainda que todo o trabalho de campo exercido pelo Bahia Pesquisa é feito com profissionais devidamente fardados, sempre supervisionados e os levantamentos são divulgados aqui em nosso site oficial (www.bahiapesquisa.com).
Comments